A câmara municipal de Guarabira, por meio do vereador-presidente Francisco Ednaldo de Souza Leite (Chico Mala), e dos demais vereadores --em sessão especial-- estará prestando homenagens às mulheres, nesta quinta-feira, 8 de março – dia dedicado a ELAS.
Na oportunidade serão abordados assuntos relacionados à violência contra a mulher, a saúde da mulher, A mulher atual e a conquista de cargos importantes na sociedade, etc.
Desta forma, deverão se fazer presentes diversas personalidades femininas que militam em importantes cargos e setores diferenciados da sociedade guarabirense. A exemplo da politica partidária, educação, saúde, indústria, comércio, área liberal, entre outros.
Baseado nos arquivos daquela ‘Casa’ - durante toda a história do legislativo guarabirense, e como um todo, da história politica de Guarabira – apenas sete mulheres ocuparam uma das cadeiras do parlamento da Casa de Osório de Aquino. E esta proeza feminina só aconteceu a partir do final dos anos 80.
Foram elas:
=Mariazinha – campeã de eleições (1988, 1992 e 1996);
=Socorro Rocha e Silvinha Paulino (ambas foram eleitas em 1988 e reeleitas em 1992);
=Narriman Xavier (já emancipada no radiojornalismo, na época, elegeu-se em 1992);
=Ivonete Fernandes (conseguiu a sua única eleição em 1996);
=Aninha (se elegeu em 2000)
=Beta do Cordeiro (galgou a sua primeira eleição em 2000 e se reelegeu em 2004).
Em 2006, nenhuma mulher conseguiu se eleger ou reeleger-se vereadora.
1988 e 1992, respectivamente, foram os anos em que as mulheres conseguiram mais espaço na CMG – três vereadoras.
Delas, apenas a ex-vereadora Mariazinha é a única até então que mais conseguiu ascender ao parlamento mirim guarabirense – 3 mandatos consecutivos, conforme o já citado.
Atualmente a câmara de Guarabira é composta por dez vereadores. Sendo todos do sexo masculino.
A sessão especial desta quinta terá inicio a partir das 16hs