
No próximo dia 31 deste tomará posse da Diocese de Guarabira seu terceiro bispo, Dom Francisco de Lucena. Sua sagração deu-se no dia (17), dia da Assunção da Virgem Maria, na Cidade de Caicó, Rio Grande do Norte.
O bispo é nomeado diretamente pelo Santo Padre, o Papa. Ser bispo não é vocação. Não existe vocação para ser bispo. Existe vocação para o sacerdócio, para o serviço à Igreja de Deus. Se, ao desempenhar o ministério sacerdotal o presbítero mostrar qualidades para esta função, o Santo Padre o nomeia para uma determinada Diocese. O bispo, ao ser nomeado, recebe um mandato apostólico para assumir uma determinada Diocese.
O Bispo é sucessor direto dos apóstolos. Os doze, a quem Jesus instruiu e deu-lhes autoridade para continuarem sua missão de ser sal e luz do mundo, comunicaram, mediante a imposição das mãos, a mesma autoridade que Jesus lhes havia outorgado aos seus sucessores. Bispo não é título. Bispo é sacramento.
Para que uma pessoa possa chegar a ser bispo deve ter o mandato apostólico de nomeação feita, diretamente, pelo Santo Padre, que o nomeia para uma determinada Diocese e autoriza que seja sagrado, com a presença mínima de três bispos, também, sucessores dos apóstolos. Com a presença de três bispos porque o eleito recebe a plenitude do sacerdócio.
Nos últimos tempos, próprio do relativismo, há religiões que dão títulos de ‘bispos’ a algumas figuras. O Bispo recebe o Sacramento da ordem na sua plenitude. Bispo não é título dado por alguém. Bispo é sacramento de unidade na sua diocese e da presença de Deus entre nós. Sua missão é a mesma dos apóstolos: anunciar o evangelho da vida e defender a verdade na sua integridade. Há, na Igreja Católica, a sucessão apostólica.
Significa aquela autoridade que Jesus deu aos seus apóstolos de santificar o mundo mediante os sacramentos e o anúncio da palavra de Deus, que, mediante a Sagrada Escritura e a Sagrada Tradição, na sua integridade se faz presente na Igreja do Cristo. Igreja esta que “subsiste na Igreja Católica” (João Paulo II).
>Ascom-Diocese de Guarabira/Porta-midia